Tudo o que você precisa saber antes de produzir uma videoaula

videoaulasVideoaulas são ferramentas coadjuvantes das aulas teóricas clássicas, nas quais o papel do professor permanece inalterado, sendo ainda indispensáveis na formação e elaboração do conhecimento acadêmico.
Como um instrumento altamente dinâmico, videoaulas possibilitam aos professores inovar seu método de ensino, ao viabilizar a divulgação do conhecimento na rede, como uma alternativa para aumentar a quantidade de espectadores ou manter o conhecimento disponível ao público.
Conheça, no post de hoje, algumas dicas preciosas para fazer videoaulas instigantes para os alunos, através da produção baseada em 3 pilares: criação de roteiro, produção e pós-produção. Em cada um desses pilares iremos dar orientações de boas práticas na execução da tarefa. Fique ligado!

Criação de roteiro

1. Softwares

Ao tentar dar início à prática da criação de videoaulas, muitas dúvidas e receios podem surgir, o que pode acabar desmotivando o professor a dar seguimento a essa ideia. Mas fique tranquilo. Você não está sozinho! Existem disponíveis na internet inúmeros aplicativos e softwares próprios para ajudá-lo na criação de videoaulas. Com o tempo, a experiência irá tomar o lugar de pequenos equívocos e limitações que surgirem durante cada gravação.

2. Roteiro ou pauta

Antes de mais nada, fique atento quanto à escrita de um roteiro ou de uma pauta. Se for adotar como direcionamento de aula o roteiro, deverá escrever todo o conteúdo a ser desenvolvido na aula e decorá-lo para apresentá-lo posteriormente. Outras pessoas preferem aderir à pauta, que é a descrição, em tópicos, dos principais temas a serem abordados durante a aula.

Independentemente do que considerar mais adequado, atente-se ao conteúdo escolhido, incluindo o tempo provável de desenvolvimento, bem como orientações ou sugestão de discussões.

Produção

3. Ambiente

Lembre-se de que, ao lidar com filmagens, é interessante que o ambiente tenha uma boa iluminação. Procure testar a câmera, de forma a conseguir lidar com elementos que possam interferir no desenvolvimento da gravação, como excesso de ruídos e posicionamento do  professor e outros instrumentos.

4. Assunto

Esteja certo de dominar o assunto. Leia-o antes, se necessário, para relembrar conceitos e facilitar a edição final do vídeo.

5. Boa dicção

Atente-se a manter uma boa dicção durante a aula, para que o espectador tenha um entendimento mais eficiente e maior motivação ao assistir sua aula. Além disso, evite gírias e regionalismos e utilize uma linguagem formal, porém mantendo a naturalidade para que a aula seja mais atrativa.

6. Para manter a atenção do público

Inicialmente, introduza o que será abordado de forma curta e clara, chamando a atenção do público e fazendo-o se sentir motivado a continuar assistindo o vídeo. Na sequência, desenvolva o conteúdo principal e, ao final, chame o espectador para alguma ação, incentivando-o a dar sugestões, a participar dos comentários, curtir o seu vídeo, entre outros.

Pós-produção

7. Edição

A edição é o que vai tornar sua videoaula mais limpa, pois é quando você fará o tratamento do áudio, da imagem, bem como a eliminação de partes desnecessárias da aula, deixando-a mais profissional e atraente ao público. Se você desconhece um editor, poderá ter acesso online a softwares que o ajudem nesse sentido.

8. Proteção

Uma parte muito importante do desenvolvimento de videoaulas é a proteção do seu vídeo. Isso irá permitir que a reprodução e divulgação dos conteúdos sejam feitas com o seu conhecimento e consentimento, o que garantirá seus direitos autorais, trazendo maior tranquilidade na divulgação de conhecimento em seu nome.

9. Divulgação

Chegou a hora de divulgar o seu conteúdo! Procure saber dos principais canais de veiculação disponíveis e mantenha acesso recorrente a esses canais, de maneira a ficar por dentro das dúvidas, sugestões e das opiniões informadas pelo público. Estar atento às visualizações é também uma forma de obter feedback sobre o seu trabalho e conseguir, assim, buscar melhorias!

Para mais sugestões e informações, acesse nosso site!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>