O uso de tecnologias nas atividades cotidianas é uma realidade. Em sala de aula, por exemplo, tecnologias como vídeos têm se tornado extremamente benéficas e fundamentais para auxiliar o professor em sua didática.
Sendo assim, no artigo de hoje iremos mostrar por que usar vídeos em sala de aula, descrevendo o que os mesmos oferecem aos alunos e professores, bem como demonstrando as maneiras mais adequadas de utilizá-los de forma positiva, agregando conhecimento a essa nova geração de estudantes. Fique de olho!
Por que utilizar vídeos em sala de aula
Para estreitar relações com a geração “V”
A geração virtual, chamada geração “V”, é composta majoritariamente por jovens estudantes, indivíduos que utilizam ferramentas virtuais em suas relações. Agregar vídeos durante as aulas representa uma maneira eficiente de integrar a experiência tecnológica ao aprendizado teórico, o que contribui para estreitar a relação aluno-professor e aumentar a comunicação interpessoal.
Despertar curiosidade
Vídeos possuem elementos visuais que despertam a atenção e a curiosidade dos alunos, sendo um facilitador do conhecimento e contribuindo no sentido de motivá-los a buscar fontes secundárias de conteúdos para aprendizagem.
Ilustrar conteúdos teóricos complexos
Muitos assuntos abordados em sala de aula são difíceis de serem absorvidos e compreendidos quando estudados através de livros e cadernos. Além disso, existem conteúdos que, quando abordados pelo professor através da lousa ou quadro, acabam tomando muito tempo da aula, trazendo problemas como conversas dentro da sala e reduzindo o foco dos alunos. Vídeos são uma alternativa favorável para ilustrar temáticas complexas de uma maneira mais rápida e eficiente.
Permitir abordagens interdisciplinares
Os vídeos possibilitam relacionar conteúdos de diversas disciplinas, permitindo ao professor passar abordagens teóricas aos alunos com visões interdisciplinares.
Engajar os alunos em atividades e discussões
Os vídeos podem ser utilizados em situações em que o professor pretende propor debates e discussões ou organizar atividades em sala de aula. Ao assistir os vídeos, por exemplo, os alunos e o professor podem discutir sobre temas polêmicos, trocar informações e pontos de vista, o que contribui não só para formação acadêmica do estudante, como também para sua educação psicossocial.
Manter o aluno atualizado
Aulas com vídeos podem ser organizadas para envolver os jovens no que se refere aos conhecimentos gerais. Eles podem ter contato com notícias e eventos em todo o mundo, estar atentos aos acontecimentos políticos, inovações tecnológicas, celebrações mundiais e diversas outras informações.
Cuidados ao utilizar vídeos em sala de aula
Os vídeos em sala de aula devem ser utilizados como instrumentos de integração e suporte. Alguns erros sobre sua utilização devem ser evitados, como não agregar comentários e/ou discussões após a sua utilização ou utilizá-los a todo o momento e unicamente para substituir a aula. Essas ações acabam por desvalorizar a função dessa ferramenta, já que o aluno irá vincular o seu emprego à falta de aula, à ociosidade ou mesmo julgar que seu uso serve, exclusivamente, como entretenimento.
Além disso, é interessante que você, professor, ao produzir vídeos para utilização em sala de aula, possa contar com a proteção do seu produto educacional contra reprodução e distribuição não autorizada. Nisso, o SafeCopy pode te ajudar! Visite nosso site e conheça nossos serviços!