O uso de materiais didáticos digitais é um recurso que vem sendo amplamente adotado por instituições de ensino, com o objetivo de melhorar a comunicação e a interatividade na relação entre aluno e professor. Além de otimizar o aprendizado, as tecnologias se tornaram grandes aliadas para passar conhecimento e apreender o conteúdo de modo mais fluido e dinâmico, facilitando a adesão e despertando o interesse dos alunos.
Com a crescente procura por difundir esse tipo de material em sala de aula e em cursos à distância, a produção de conteúdo digital para estudantes vem se ampliando de modo exponencial. É possível encomendar e produzir materiais didáticos por meio de softwares, aplicativos, ou mesmo encomendas com profissionais especializados. Porém, é preciso conhecer as opções mais eficientes dos recursos digitais e saber quais conteúdos serão mais adequados aos seus objetivos. No artigo de hoje, você vai aprender a identificar quais são os melhores conteúdos digitais para os seus alunos. Vamos lá?
A tecnologia deve ser um diferencial
Para que seja atraente, o material desenvolvido deve representar uma forma exclusiva de apresentação de conteúdo. Ele deve ter como objetivo aperfeiçoar a percepção do aluno sobre o assunto, de forma clara e dinâmica. O material que repete os mesmos procedimentos do ensino tradicional deve ser descartado, pois não acrescenta nada de novo à experiência do estudante. Assim, as ferramentas tecnológicas devem ser utilizadas explorando suas próprias especificidades e características com inteligência.
Acessibilidade e interatividade são vantagens
Um dos benefícios do conteúdo digital é que ele pode ser acessado muito facilmente. Basta que o aluno possua um smartphone, tablet ou computador com conexão à internet para poder visualizar livros digitais, vídeos e PDFs exclusivos para acompanhar as aulas. Sendo assim, o material pode lançar mão de hiperlinks, vídeos e imagens para facilitar a compreensão e tornar a leitura mais eficiente. O PDF, por exemplo, pode ser baixado em diversas plataformas e interfaces ou armazenado no seu dispositivo pessoal, o que o torna disponível para leitura e consulta onde estiver.
O conteúdo digital exclusivo para estudantes deve ser protegido
Para aumentar o valor dos materiais produzidos, as instituições de ensino utilizam recursos de segurança para evitar a pirataria e a divulgação ilegal de suas produções para outros alunos e escolas. A proteção do material garante a adesão de alunos em busca de material autêntico e de qualidade, uma vez que só terão acesso a ele por meio de matrícula ou contato com os professores.
A utilização de vídeos e imagens enriquece o material
Um material de qualidade certamente trará vídeos e fotografias para complementar o conteúdo da escrita e conferir uma multiplicidade de possibilidades para o aprendizado. As imagens ilustrativas permitem aprofundar a complexidade do texto por meio de associações. Já os vídeos, tão presentes na vida digital, se configuram como uma maneira agradável de absorver informações. Com montagens que não são cansativas, eles podem ser usados tanto para explicar conteúdos extensos quanto mais curtos.
O conteúdo digital para estudantes é uma forma de comunicação eficiente e auxilia muito as instituições de ensino que procuram atualizar seus métodos. Saber como aplicá-lo e como proteger o conteúdo que você criou com certeza fará bastante diferença no aprendizado dos seus alunos. Ficou alguma dúvida ou quer compartilhar suas experiências? Deixe seus comentários!