Por que usar materiais digitais em sala de aula?

A era moderna materiais sala de aulaé marcada pela notória presença dos recursos digitais em diversos setores da atualidade. As mudanças proporcionadas por esses meios tecnológicos parecem não ter fim e sempre acrescentam à humanidade novas formas de viver e de se relacionar com o mundo. Seguindo a mesma projeção, a educação não poderia ficar de fora desse progressivo movimento digital.

É por isso que os recursos digitais estão cada vez mais presentes nas salas de aula. As possibilidades e facilidades que eles oferecem, além de inovadoras, tornam o processo de “ensino-aprendizagem” muito mais dinâmico, interativo, interessante e, comprovadamente, eficaz.

Mesmo contribuindo tanto para o ambiente educacional, esses avanços tecnológicos têm sido alvos de muitos debates. Diante dessa polêmica, que tal discutirmos um pouco sobre o porquê de se utilizar materiais digitais em sala de aula?

Novos métodos para novos tempos

A geração atual está ligada às tecnologias em tal grau que é praticamente impossível imaginá-la sem os meios digitais tão comuns ao mundo virtual. Seguindo essa tendência global, o meio educacional procurou adequar esses avanços às metodologias de ensino tradicionais. Isso porque o tradicionalismo ultrapassado, presente no velho esquema de lousa, giz e cadernos, já não é mais suficiente no processo instrutivo da comunidade estudantil.

A grande verdade é que a utilização de materiais digitais em salas de aula (como e-books e vídeos) favorece a proximidade com os jovens e enriquece a transmissão de conteúdos, tornando o ambiente escolar um lugar atrativo. A justificativa está no fato de que o uso desses recursos “prendem” a atenção dos estudantes, algo que é essencial no processo de aprendizagem.

Além disso, está comprovado pedagogicamente que o uso de materiais variados no ambiente escolar é uma excelente metodologia de ensino. Isso porque o cérebro, ao ser estimulado de formas variadas, mantém-se focado por mais tempo e progride com maior intensidade. Assim, uma aula de física ficaria bem mais interessante se as experiências envolvendo altura e velocidade, por exemplo, pudessem ser visualizadas através de vídeos ou através de estruturas digitais. Outro bom exemplo seria o uso de jogos eletrônicos durante as aulas de história, onde um autêntico ambiente medieval poderia ser simulado na própria sala.

Com as vídeo-aulas você pode inovar e sair da mesmice pedagógica, aprofundando e/ou agregando uma variedade de novas informações aos conteúdos abordados. Note que uma simples produção em vídeo feita pelos próprios alunos pode, de uma só vez, expandir a criatividade de cada um, quebrar as rotinas diárias das aulas e ainda proporcionar uma maior interação entre os estudantes.

Praticidade e atualização

Os materiais digitais representam também uma grande praticidade, tanto para os professores quanto para os alunos. A possibilidade de utilizar dados e conteúdos que estão, muitas vezes, online, facilita bastante o trabalho em sala de aula.

Por meio de enciclopédias digitais e e-books, os estudantes podem usar plataformas móveis, o que estende seu uso para além da sala de aula. O mesmo acontece no caso de plataformas educativas, que reúnem diversos simulados, testes, conteúdos e jogos em um só lugar, o que torna o estudo mais prático — algo que não seria possível sem os recursos digitais.

É interessante destacar que o fluxo de informações na atualidade é gigantesco, veloz e, consequentemente, difícil de ser acompanhado. Porém, a melhor forma de se fazer isto  seria por meio dos materiais digitais. Afinal de contas, o acesso rápido a e-books, enciclopédias digitais e aplicativos  tornam o processo de aprendizagem muito mais prático e eficiente do que por meio de livros ou mapas físicos. E como os materiais digitais são atualizados na velocidade do conhecimento, a instrução dos alunos sempre ocorrerá através de dados atuais e precisos.

Sustentabilidade

Além de uma questão pedagógica, os recursos digitais também são benéficos do ponto de vista da sustentabilidade, uma questão cada vez mais importante.

É sabido que as instituições de ensino  utilizam toneladas de papel em  cadernos, livros, blocos, informes, agendas, diários de classe etc. Ao lançar mão de recursos digitais em sala de aula, esse quadro pode mudar radicalmente, já que esses materiais são aplicáveis aos mais diversos propósitos, desde os conteúdos trabalhados nas disciplinas, passando pelos testes e avaliações e chegando à própria comunicação interna.

Assim, fica muito fácil poupar papel e contribuir na questão da produção de menos lixo e na diminuição  da derrubada de árvores. O planeta agradece.

Você já utiliza materiais digitais em sala de aula? Como eles mudaram sua dinâmica de ensino?Na seção de comentários, divida conosco suas experiências!

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