Quando você está montando um material para ser divulgado, seja uma apostila, um e-book, um tutorial, é preciso que além de um bom conteúdo, ele seja bem organizado, ou todo o esforço pode ir pelos ares. Por isto, veja algumas dicas de como organizar seu PDF. Confira:
Número de páginas
Este é um detalhe que pode parecer bobo, mas que passa despercebido por boa parte dos produtores de conteúdo de PDF. Mesmo que o leitor tenha a numeração de páginas, é importante deixar o arquivo númerado, para que o usuário saiba se localizar caso tenha que interromper a leitura para continuar posteriormente. Isto facilita também caso você faça referência a algum outro tema que já tenha sido tratado anteriormente.
Utilize ferramentas de composição de PDF
Utilizar softwares específicos para a produção de PDFs faz com que você manipule mais facilmente as informações que precisa acrescentar e/ou retirar do arquivo. Através dele você pode importar outros documentos e/ou imagens de outros locais, evitando que você tenha que utilizar o copiar e colar sempre. Pode, também, excluir páginas inteiras, acrescentar informações novas ao longo do texto, transpor informações e páginas inteiras, exportar páginas para criar um documento novo, reordenar as páginas, entre outras ferramentas. Algumas delas até facilitam a importação de imagens para o documento, colocando-o em um formato adequado.
Cuidado com a diagramação
Você pode ter um conteúdo maravilhoso, mas se o layout não estiver agradável para leitura, dificilmente o leitor terminará o conteúdo. Se você é responsável por composição de material didático, deve saber que uma boa formatação é responsável pela boa apreensão do tema por parte do aluno, e pode muito bem interagir com o conteúdo. Por exemplo, imagens e textos que se complementam e uma formatação que remeta ao tema que está sendo trabalhado. Lembre-se de que todo material longo deve ter pontos de fuga para o leitor, como espaços em branco, uso de linhas, cabeçalhos e rodapé, formatação dos parágrafos e blocos de texto, transição entre os capítulos etc. Procure por layouts criativos e tente transpô-los para o seu documento, de acordo com o tipo de produto produzido.
Confira as imagens
Você pode ter um trabalho impecável, texto fluido, uma boa diagramação, um bom aproveitamento dos espaços em branco, mas se as imagens forem ruins, com certeza isso dificultará a compreensão e organização do texto. O tamanho da ilustração deve estar relacionado com o conteúdo (por exemplo, não deve ocupar uma página inteira e deixar apenas uma frase disponível para o conteúdo), seu alinhamento com o texto deve estar adequado (ele não pode estar deslocado do conteúdo ao qual se refere), deve haver um padrão das imagens ao longo do documento (todas as imagens grandes, médias e pequenas devem ter os mesmos padrões de tamanho, sem variar drasticamente ao longo do documento), e um item fundamental: a resolução da imagem deve ser boa. Caso não encontre a imagem que deseja para ilustrar o exemplo em uma resolução aceitável, melhor não utilizá-la. Outro cuidado é que a imagem deve acrescentar algo ao texto e que caso não seja possível que o leitor a compreenda, se tornará descartável.
Estas são dicas fundamentais para organizar bem o seu PDF. Quando terminar, lembre-se que antes de disponibilizá-lo, é imprescindível blindá-lo, para evitar problemas com pirataria e divulgação ilegal de seu conteúdo. Para isto encontre uma empresa que oferece segurança online para o seu documento e saiba mais sobre os mecanismos que são utilizados para proteger o seu documento na rede.