Com a evolução da tecnologia e a maior disponibilidade de equipamentos e softwares no mercado, é possível criar videoaulas de qualidade profissional e conquistar uma nova via de transmissão de conhecimento. Para fazer isso de maneira eficiente, porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes. Por mais que qualquer um possa criar uma videoaula, é necessário desenvolver um planejamento e ter os equipamentos certos para produzir um conteúdo de qualidade.
Veja a seguir 5 dicas para produzir videoaulas profissionais e aumentar sua credibilidade:
Selecione o equipamento
O processo de criação de uma videoaula não começa só quando você aperta o botão de gravar. Antes de tudo, é essencial contar com os melhores equipamentos para produzir um bom conteúdo para os alunos. Você deve se preocupar em captar o som com qualidade e gerar uma imagem que possa ser reproduzida em qualquer tamanho de tela. Para fazer isso, consulte especialistas em atividades audiovisuais para descobrir quais são os produtos que oferecem o melhor custo-benefício. Você não precisa gastar muito em equipamentos caros, mas não é recomendável gravar com som ruim e imagem de baixa qualidade.
Defina um roteiro
Todo tipo de aula necessita de um bom planejamento, e isso fica ainda mais importante quando se trata de videoaulas. Como o conteúdo pode ficar disponível para ser consultado depois, ele deve ser bem coeso e eficiente. Para cada videoaula, determine qual é o ponto mais valioso a ser discutido. A partir daí, desenvolva uma introdução e encontre uma forma de amarrar o tema até o final. Mesmo que você esteja gravando uma videoaula que terá outras partes depois, ela precisa ter começo, meio e fim bem definidos.
Ensaie antes
Para aproveitar o melhor do seu conteúdo e checar se o seu roteiro funciona, é essencial que você ensaie a sua aula antes de gravá-la. Para fazer isso, basta fingir que a câmera está gravando e começar a dar a sua aula. Ao perceber falhas ou problemas, trate de anotá-los para que você possa resolvê-los antes da gravação propriamente dita. Caso prefira, você pode até gravar esse ensaio para depois assisti-lo e avaliar a qualidade da sua apresentação antes de executar a versão final.
Use recursos de edição
Você não deve disponibilizar a sua videoaula sem edição, por mais incrível que possa ter ficado o resultado. Lembre-se de que a aula precisa ter dinamismo, algo que a edição ajuda muito. É também durante a etapa da edição que você vai inserir alguns elementos que podem ajudar no aprendizado do aluno, como imagens, mapas, texto e outros. Cada tipo de aula pede um recurso extra diferente que se conecta melhor com o conteúdo. Mas não exagere: use somente aqueles que ajudam a tornar a videoaula mais fácil de entender.
Crie uma identidade
É muito importante que as suas videoaulas tenham uma identidade particular, para que o seu conteúdo seja diferente e os seus alunos consigam distingui-las das outras. Isso significa ter atenção especial à linguagem visual, através do uso de um logo e de um cenário fixo, por exemplo. Não ter atenção a esses detalhes acaba gerando videoaulas sem identidade clara, o que desvaloriza a sua marca como professor.
Tudo pronto para começar a gravar as suas videoaulas? Ao seguir essas dicas, você vai conseguir produzir um conteúdo de qualidade com potencial para atingir um bom público, e isso pode até se tornar uma ótima forma de ganhar dinheiro. Vamos começar? Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário!