O uso das tecnologias digitais em sala de aula está sendo cada vez mais incentivado nas escolas. Adaptar métodos de ensino tradicionais ao ambiente virtual é técnica certeira para aumentar o dinamismo das aulas, a interação entre professores e alunos, a comunicação e também o interesse dos estudantes por cada disciplina ou tarefa.
Que os meios digitais podem melhorar a aprendizagem você já sabe, mas será que você domina as formas de concretizar essa teoria? Descubra como fazer com as orientações simples que preparamos para você:
Entendendo as barreiras da linguagem
Quem é professor sabe que existem inúmeras formas de expressar o pensamento e comunicar algo através da linguagem, e sabe também que ela pode assumir a forma escrita ou falada, por exemplo.
O mesmo acontece no ambiente digital. A linguagem assume novas roupagens para “dar conta do recado”. Antes de boicotar o uso de mensageiros eletrônicos, blogs e vídeos pelos alunos, talvez fosse interessante que o professor procurasse entender os motivos dessa diferença (se comparada à linguagem que usamos para textos escritos em norma culta padrão).
Por mais precária que possa parecer, a linguagem usada na internet precisa ser rápida, abreviada e, em muitos casos, bem sintética. Não é por isso que ela é mais ou menos valiosa. Existem enormes diferenças no modo como se lê e se fala online. Assim como um texto lido em um livro de papel é diferente daquele que lemos no computador ou tablet. Mesmo que a obra seja exatamente a mesma nos dois exemplos, a experiência de leitura é completamente distinta.
Na vida — digamos, offline — a leitura normalmente é menos interrompida. Tem gente que consegue ler várias páginas sem se distrair, e outros que se retiram em silêncio para se entregar a uma leitura de horas com seu livro predileto em mãos. Isso não ocorre no formato digital. Nesse caso, a leitura é mais fragmentada, já que outras coisas (como as mensagens das redes sociais) desviam a atenção do leitor o tempo todo.
Por isso, entender como a leitura e também a escrita se concretizam em cada ambiente é fundamental para o professor que pretende usar ferramentas virtuais com a finalidade de incrementar suas aulas. O importante é não alimentar preconceitos a esse respeito e até mesmo tirar proveito dessas diferenças.
Como os meios digitais podem melhorar a aprendizagem
Mas com tanta disparidade, seria possível que os meios digitais ajudassem a melhorar, de fato, a aprendizagem? A resposta é sim.
O mundo mudou e não há como negar. Por isso, a educação precisa ser reinventada, aprimorada e estar perto de toda essa revolução tecnológica. Portanto, usar os meios digitais em sala de aula pode ajudar muito quando o intuito é melhorar a forma de ensinar para melhorar a forma de aprender.
A seguir, relacionamos algumas ferramentas digitais e suas possibilidades de uso:
Blogs
Funcionam muito bem para praticamente qualquer objetivo educacional. O professor pode ter um blog onde compartilha textos e os alunos comentam. Os alunos podem se dividir em grupos e editar blogs como se fossem jornais. Ou, ainda, cada aluno individualmente poderia usar seu blog para mostrar (dia a dia) como é seu processo de estudo, de aprendizado e como — para ele individualmente — as disciplinas se relacionam e complementam.
Redes sociais
São ótimas para criação de grupos de discussões fechados. Um tema pode ser escolhido e os alunos convidados a participar. Se o professor for o mediador, coisas muito interessantes podem surgir dessa troca.
E-mails e o Google Drive
É a forma mais rápida de se comunicar com seus alunos. Veja este exemplo: um professor de português pode criar uma pasta para cada turma que possui e compartilhar essa pasta com todos os alunos por meio de um link. Ali, ele pode subdividir o ano escolar por bimestres e dentro de cada subdivisão ir postando os trabalhos, os temas propostos para as aulas e até um roteiro do que será visto durante o ano. Avisos de prazos de entregas, eventos etc. podem ser automaticamente enviados para todos por e-mail, bastando uma simples configuração.
Existem ainda milhares de outros recursos muito úteis para os educadores, todos à disposição para transformar o modo como os alunos aprendem. Você já usa algum meio digital em sala de aula? Compartilhe conosco nos comentários!