6 dicas para criar videoaulas campeãs

videoaulasAs videoaulas são exposições de temas gravados e divulgados para fins educativos. Sejam comercializados ou servindo apenas como material de apoio, são materiais que necessitam de profissionalismo e investimento ao serem produzidos. No post de hoje, abordaremos como produzir videoaulas bem-feitas, que sejam atraentes e resultem em uma audiência considerável.

Planeje tudo antes

Do que adianta ter todo o conteúdo na cabeça sem conseguir transmiti-lo de forma que atraia aos interessados? O planejamento de como será a exposição pode evitar este problema. Crie um plano de aulas com o conteúdo bruto de sua matéria e faça a divisão em tópicos para cada capítulo do seu curso. É necessário também definir a periodicidade e a quantidade de episódios para que o curso não fique muito extenso, de maneira a fazer o aluno perder o interesse na matéria. Tenha cuidado também em como transmitir as informações tendo em vista o público-alvo. São jovens? A linguagem deve ser mais rebuscada ou descontraída? Cabem ilustrações na explicação? Estas são algumas das perguntas que você deve responder antes de começar a gravar.

Você é bom apresentador?

Desenvoltura é algo bastante importante ao professor que deseja transmitir conhecimento através de videoaulas. Além de ser especialista no assunto a ser abordado, o professor deve conquistar a atenção do interessado. Caso contrário, em se tratando de uma pessoa muito tímida, talvez seja necessário terceirizar este apresentador. Tudo em prol do engajamento da audiência. Evite excesso de gestos e procure controlar sotaques. Isso pode acabar tirando a atenção do aluno em alguns momentos.

Pense em um cenário

Claro que não se trata de uma superprodução, mas os elementos de cena devem ser pensados para quem irá assistir à aula. Um ambiente clean e bem iluminado, com poucos objetos, é o ideal para a aprendizagem. O cenário físico poderá ser mesclado com alguns efeitos de edição. O importante é que o roteiro preveja todos os recursos visuais necessários à exposição da matéria.

Faça uso de Assets

Tratam-se de recursos visuais que agregam muito para a sua videoaula. Podem ser boxes contendo textos, personagens animados, ícones etc. Tudo isso ajuda a prender a atenção do público e tornam a experiência de assistir a uma videoaula muito mais agradável. Os assets são sobrepostos à imagem na fase de edição. Caso não consiga fazer sozinho, existem vários profissionais no mercado que podem lhe auxiliar. A possibilidade de editar as aulas tornam o conteúdo muito mais interessante para o expectador, mas procure fazer as tomadas de forma coesa, no intuito de obter o melhor resultado possível.

O que é necessário na gravação?

Basicamente uma boa câmera com um cartão de memória com espaço suficiente, o melhor microfone que estiver ao seu alcance e um equipamento de iluminação. Mesmo que a imagem não esteja perfeita, o aluno ainda procura assistir ao vídeo em função da aquisição do conhecimento. Mas um áudio ruim é extremamente desmotivador. Procure contar com alguém que lhe auxilie na hora de verificar questões como iluminação, enquadramento etc.

Mas como fazer para editar as videoaulas?

O ideal é contar com um profissional que faça as edições e inclua os assets. Se o orçamento estiver curto, na internet existem vários programas gratuitos, assim como tutoriais ensinando como fazer. Pesquise e faça testes para ver com qual você se adapta melhor. Algumas opções gratuitas são o Movie Maker e o VideoPad Video Editor.

Nossas dicas foram úteis? Então, mãos à obra! Relembrando que planejamento na hora de produzir uma videoaula é sinal de economia e de um trabalho atraente. Compartilhe conosco as suas dúvidas ou alguma outra dica nos comentários!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>