6 formas de usar vídeos em sala de aula

vídeos em sala de aulaNo mundo agitado e interativo em que vivemos hoje, o comportamento em sala de aula não pode ser o mesmo de trinta anos atrás. Captar a atenção dos alunos valendo-se apenas de quadro e giz torna-se praticamente impossível com a ascensão da tecnologia.

Mas como o professor pode se atualizar a fim de deixar suas aulas mais interativas e compatíveis com o mundo tecnológico? Apropriar-se da tecnologia e usá-la a seu favor pode ser uma boa resposta. A utilização moderada da internet, o apoio em aplicativos e, principalmente, a produção de conteúdo digital, podem incrementar muito suas aulas.

No post de hoje, trouxemos algumas maneiras de se utilizar os vídeos em sala de aula que, além de interativas e chamativas, podem ser uma boa forma de introduzir as mídias digitais em suas aulas. Confira!

Faça videoaulas

As videoaulas funcionam muito bem para o ensino à distância, e podem ser efetivas no ensino presencial também. Utilize-as como estratégia à falta de tempo e disponibilize-as para que os alunos estudem em casa. Elas são ótimas formas de se fazer revisão de conteúdo.

Personalize os feedbacks

Às vezes suas correções não ficam claras para os alunos quando são simplesmente escritas nas provas e trabalhos. Quando não entendem o feedback, os estudantes não têm meios de melhorar e a atividade avaliativa perde a razão de ser. Por que não gravar vídeos apontando as incoerências e fazendo sugestões? É muito mais fácil entender algo falado do que algo escrito.

Potencialize a comunicação

Quando for fazer uma exposição sobre regras, políticas da escola e mesmo alguns anúncios, você pode optar por vídeos em lugar de termos escritos. Além de garantir que seus alunos escutem o que você disse, há uma redução considerável na quantidade de papel que vai para o lixo. Outro benefício é que vídeos têm um poder de alcance muito maior.

Faça tutoriais

Alguns assuntos são muito difíceis de explicar sem uma exposição mais minuciosa. Aproveite a visualidade que um vídeo proporciona para deixar tudo mais claro e com menos chances de erros. Faça tutoriais em vídeo que demonstrem a utilização do sistema acadêmico, as normas de entrega de um trabalho, algum experimento e tudo mais que achar interessante expor desta forma.

Grave as aulas essenciais

Há algumas aulas que são extremamente importantes para o desenvolvimento do conteúdo letivo. Perder exposições iniciais, aulas de laboratório e debates, por exemplo, pode ser desastroso para a continuidade dos alunos. Tendo as aulas gravadas, você pode disponibilizá-las para os estudantes faltosos, a fim de que eles não fiquem atrasados com o conteúdo.

Promova produção de vídeos entre os estudantes

Pode ser uma maneira divertida de finalizar um projeto, por exemplo. Além disso, incentivar a produção dos alunos torna-os muito mais dedicados ao realizar as tarefas, favorecendo o comprometimento e o lúdico no ensino-aprendizagem. É uma boa forma de conhecer melhor seus alunos também, observando sua inteligência criativa. Os resultados, com certeza, irão te surpreender!

Você tem alguma dúvida ou sugestão sobre a utilização de vídeos em sala de aula? Compartilhe conosco nos comentários! Vale ressaltar que, com a produção do material, vem a necessidade de protegê-lo contra a pirataria. Direitos autorais e cópias licenciadas são assuntos importantes, e, por isso, você deve zelar por eles. O SafeCopy pode te ajudar a assegurar seu conteúdo! Acesse nossa página e conheça melhor nossos serviços.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>