Os professores e as instituições de ensino precisam, cada vez mais, estabelecer um diálogo entre suas práticas pedagógicas e o mundo digital. Nessa discussão, o uso de vídeos em sala de aula é um dos tópicos mais recorrentes, em função das potencialidades que essa ferramenta possui.
Se você ainda não se convenceu a usar vídeos em sala, ou busca aumentar seus conhecimentos sobre o alcance desse instrumento educacional na docência, confira o artigo a seguir!
Acessibilidade
A acessibilidade é uma das vantagens principais do uso dessa ferramenta na prática pedagógica. Como os alunos estão cada vez mais dinâmicos, a utilização de vídeos instiga o corpo docente a desenvolver estratégias novas, de forma a produzirem aulas sempre interessantes e criativas. Como podem ser acessados por todos a todo momento e em qualquer lugar, o envolvimento do aluno com o conhecimento é ampliado.
Mudança do papel do professor
Nesse novo cenário, o professor, ao invés de ser o único detentor do conhecimento, assume a função de mediador, dividindo a responsabilidade de transmitir conteúdo com outras ferramentas que também servem para disseminar as informações. O professor deve utilizar sua experiência na seleção e exibição dos vídeos de acordo com o conteúdo programático, de forma a aumentar a superfície de contato dos alunos com o conhecimento. Os recursos digitais permitem maior variedade de estímulos e fontes diversas de informação, tornando a aula mais completa.
Riqueza de materiais
Uma das possibilidades oferecidas pela era digital é o uso de vídeos que são ofertados em inúmeros portais e plataformas, sendo possível acessá-los, em sua maioria, de forma gratuita. É possível ter acesso a palestras ministradas por professores universitários e outros especialistas sobre diversos temas. Os vídeos podem ser avulsos ou parte de uma série. Podem ainda ser curtos ou mais longos. O fato é: há inúmeras opções. Isso é algo extremamente positivo, porque certamente há um vídeo que já foi produzido com o tema que o professor almeja abordar em sala de aula. Por outro lado, isso exige maior dedicação e tempo do docente na procura do tipo de material adequado e relevante para aquela aula em particular. Entretanto, a busca se justifica pelo nível de engajamento dos alunos com a atividade e pelo fato de que é possível reciclar o material escolhido em outras turmas, em outras aulas de conteúdo similar.
Didática aprimorada
Todo esse conhecimento torna a didática mais envolvente e profunda, na medida em que aproxima o conteúdo dos alunos, e apresenta a eles novas e pertinentes informações. O professor pode direcionar ainda melhor o seu objetivo ao decidir produzir seus próprios vídeos, com intuito de desenvolver ainda mais sua prática pedagógica. Essa produção pode vir do docente, ou pode ser trabalhada em formato de atividade avaliativa. Caso o professor almeje que esse conhecimento produzido não seja acessível a outras pessoas, pode contratar serviços que protegem os direitos autorais, mesmo no mundo digital, e garantir a exclusividade de seu conteúdo.
Você utiliza vídeos em sala de aula? Produz seu próprio conteúdo? Caso queira saber mais sobre como sua produção intelectual pode ser protegida da pirataria digital, entre no nosso site e conheça mais sobre essa tecnologia.
Boa tarde. Com iniciativas e atividades pedagógicas que ensinem as crianças e jovens a quebrarem paradigmas e preconceitos contra a mulher na sociedade, os professores com certeza estão contribuindo ativamente para uma evolução social. também sou professor e creio que é essencial ensinarmos as crianças sobre respeito pelas mulheres, assim, formaremos adultos civilizados.
Acho também importante enfatizar as mulheres que foram guerreiras e revolucionaram o mundo, como Rosa Parks, Joana d’Arc, Anita Garibaldi, entre outras guerreiras.
Parabéns pelo blog, pela iniciativa e pelas atividades propostas!
Olá, boa tarde. Primeiramente parabéns pelo blog e por levantar uma questão pedagógica tão importante como esta. Como o próprio texto do blog menciona, vivemos em uma era digital. Hoje existem inúmeros vídeos em vários websites e plataformas disponíveis para agregar conhecimento e tirar dúvidas de alunos de várias idades. Por isso, acho uma excelente iniciativa utilizar vídeos em salas de aulas. Acho que agregar acessibilidade à a educação com uso da tecnologia é um método moderno e uma forma eficaz de ensinar os alunos, além de tornar a aula mais interessante, envolvente, entretendo os alunos com o uso da tecnologia, que acaba oferecendo acessibilidade a diferentes assuntos.
Mais uma vez parabéns!
Olá Fernando Blikstein.
Antes de qualquer coisa, quero agradecer o seu comentário aqui em nosso blog. E quanto ao ponto levantado por você, de fato as inovações podem complementar o trabalho do professor em sala e potencializar o aprendizado dos alunos. Vivemos em uma era digital, apesar de ainda estarmos engatinhando em muitos aspectos. O livre acesso aos conteúdos didáticos disponibilizados na web seria um grande avanço para a comunidade estudantil. Estamos em constante contato com professores e também com estabelecimentos de ensino e, entre eles, prevalece o consenso da importância e da necessidade da interação entre o ensino e a tecnologia. Só assim a educação tradicional cederá espaço para métodos pedagógicos mais dinâmicos e atrativos.