Se você é professor sabe que prender a atenção de seus alunos durante uma aula não é fácil, e com a chegada da tecnologia o desafio parece cada vez mais complicado. Entretanto, ela não é de todo ruim. Na verdade ela pode inclusive ser sua aliada nessa disputa entre professores e smartphones sem que você tenha que proibir a utilização desses aparelhos em sala.
Pensando nisso, conheça agora algumas das melhores ferramentas atuais para a criação de apresentações didáticas que garantirão o sucesso da sua aula!
Sem mais PowerPoint
O PowerPoint é de fato uma excelente ferramenta para apresentações, mas com a chegada de diversas outras no mercado ele tem se tornado cada vez mais “quadrado”. E você tem que concordar que programas defasados não são os melhores para uma geração ligada em tecnologia e novidades, não é?
O limite de recursos do PPT é um dos maiores problemas: querendo ou não, quem escolhe usá-lo acaba preso ao formato de slides com textos, algumas imagens e, eventualmente, um recurso de vídeo e som. E manter-se atento a uma apresentação assim pode ser difícil até para outro educador.
Portanto, para que você adquira mais dinâmica em suas aulas e aumente suas chances de segurar a atenção dos alunos, é imprescindível uma boa apresentação. Isso pode ser conquistado falando a língua deles, por isso deixe o PPT de lado e vamos às novas opções:
Haiku Deck
Não muito diferente do PowerPoint, o Haiku Deck também funciona à base de slides e permite a inserção de textos e imagens, tendo até mesmo uma galeria própria. Com a possibilidade de colocar fundos personalizados em cada slide, esse é o programa mais “familiar” para aqueles que não querem tantas novidades.
Prezi
Essa ferramenta é menos parecida com o PowerPoint, pois tem diversos recursos a mais. As apresentações do Prezi são feitas em uma única tela, funcionando através de zoom no lugar da sequência de slides separados. Isso ajuda a mostrar a conexão entre as ideias de maneira mais didática e ainda permite mais criatividade e dinamismo.
O Prezi tem versão gratuita para estudantes e professores.
ScreenChomp
Com uma ideia diferente das outras, o ScreenChomp é um aplicativo utilizado para capturas de tela. Ele permite que o usuário grave mensagens escritas ou por voz e junte tudo em vídeos depois. Essa é uma excelente ferramenta para quem pretende captar a atenção dos alunos usando tutoriais ou vídeos instrutivos.
Emaze
O Emaze conta com templates muito criativos para deixar a apresentação bem chamativa. Existem opções de templates para diversas situações, e dá para usar o programa para criar slides, vídeos e até apresentações em 3D.
O Emaze é gratuito e funciona na nuvem.
Hoje em dia, com tantas distrações, não é fácil captar a atenção dos alunos em sala de aula, por isso os professores têm que apostar em recursos cada vez mais dinâmicos para conseguir essa façanha. Preparar algumas aulas utilizando ferramentas como as que citamos acima pode te ajudar muito. Experimente e comente contando como foi ou sugerindo outros programas que você acha interessante!