Na hora de produzir sua apostila, manual, e-book ou qualquer material didático, é preciso pensar na experiência do usuário. Como ele receberá este conteúdo? Como torná-lo agradável para que a pessoa consiga apreender todo o texto do curso ou do manual sem que acabe desistindo no final? Como dar leveza para textos extremamente longos?
Uma boa opção é a inserção de imagens no seu PDF. Elas ajudam na formatação do arquivo, para criar espaços de fuga para os olhos do leitor, contribuem também para ilustrar o que se quer dizer e podem auxiliar na ilustração de esquemas de estudo, enriquecendo o material.
Porém, é preciso ter cuidado para que o efeito não saia pela culatra. Veja 4 dicas de como otimizar as imagens do seu PDF.
1. Atenção para tamanho e resolução
Estes são dois pontos fundamentais para se pensar ao usar imagens em qualquer tipo de material. O tamanho e a resolução permitem que a pessoa consiga ter uma noção exata do que está na imagem. Por exemplo, se você vai ilustrar uma determinada situação, colocá-la em tamanho pequeno no PDF vai fazer com que você não consiga mostrar o que pretende na imagem. Porém, utilizar imagens grandes sem uma boa resolução também é ruim e pode render imagens pixalizadas que prejudicam a qualidade do trabalho.
Ou seja, o ideal é que você nunca use uma imagem abaixo de 800 x 600 pixels, independente do tamanho que colocará no PDF. E dimensione o arquivo para que ele fique em tamanho aceitável para compreensão do usuário.
2. Otimize para acessibilidade
Lembre-se de que você vai trabalhar com públicos diferenciados. Da mesma forma que pode lidar com pessoas com uma boa condição de visão, pode lidar com pessoas que tenham deficiências realmente sérias. Por isto evite colocar informações na imagem com fontes demasiadamente pequenas, ou sem o contraste adequado entre a cor da letra e do fundo.
Pense também se a imagem que você escolheu possui algo escrito em língua estrangeira. Se for este o caso, coloque legenda com tradução ou explique imediatamente no texto os termos que estão escritos ali. A melhor forma é evitar imagem com texto, mas caso seja preciso, lembre-se de ter este tipo de cuidado.
3. Cuidado com esquemas poluídos
No caso de materiais didáticos, é normal que as imagens representem esquemas de estudo. No entanto, deve-se tomar cuidado para não colocar excesso de informações nas imagens. Esquemas são rápidos, dinâmicos e de fácil memorização. Poluir as imagens com muitas informações só vai servir para criar incômodo para o leitor. Se for preciso, divida o conteúdo em duas imagens, mas opte sempre por ilustrações mais limpas.
4. Escolha os formatos certos
Há determinados formatos de imagem que são mais indicados para este tipo de material. A imagem deve ter o máximo de qualidade possível, mas não pode ser muito pesada e prejudicar o download do material. O formato mais recomendado é o .jpg ou .jpeg, por possuir uma ótima qualidade de resolução e não ser demasiadamente pesado. Evite o .gif, que são arquivos que possuem menor tamanho e também menor qualidade. Caso seu arquivo já esteja muito pesado, pense em utilizar o .png, que também possui boa qualidade, mas com arquivos bem mais leves.
Um detalhe que precisa ser ressaltado é a importância de bloquear o seu PDF. Caso contrário, algum usuário indevido pode retirar os esquemas e imagens contidos no arquivo para divulgar de forma ilícita, prejudicando o seu trabalho. Assim, a imagem não poderá ser dissociada do PDF, sendo lida como um bloco único.
Para saber mais das vantagens de ter seu arquivo blindado, entre em contato conosco. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.